468x60

Coisa de gaúcho

21 de março de 2011

Eu confesso que não gosto de chimarrão. Ao contrário da temperatura ambiente que pra mim, o clima de calor, verão...(sinônimo de praia,sorvete,picolé,sacolé e pouca roupa) é perfeito! Mas líquidos ser frio (não gelada) mas,frio.E como chimarrão é quente, e tererê (que é chimarrão frio, doce, ou com suco) eu realmente não suporto, não tomo chimarrão de jeito nenhum.
   Só que como chimarrão combina com inverno, (e pra mim dia perfeito é dia frio com sol*-* ) praça, passeio, familia, amigos, e dizem que com rapadura, não tem coisa melhor (vamos combinar que realmente rapadura combina com quase tudo né) rapadura ou pé-de-moleque gente, não paçoca (não como de jeito nenhum)...Mas enfim... Como a maioria do povo gaúcho diz que pra ser gaúcho tem que ter faca na bota e chimarrão na mão (ou vice-versa) decidi pesquisar um pouco mais sobre isso, sobre esse 'vicio' digamos assim, que aderimos a nossa cultura, e que hoje ta na boca e mão de todos os gaúchos.
   Gosto: como faz muiito tempo que não tomo. Dizem, que é um doce amargo dependendo da qualidade da erva-mate...que são folha e galinhos(com no max. 1,5 cm) moídos.
                                       Para fazer chimarrão é necessário uma bomba 
como essa(acima):


                                                                        Uma cuia como esta(acima):

e uma erva (erva-mate) própria para chimarrão: fina,média,grossa,com açucar,com chás, sem açucar,sem chás...

Chimarrão faz bem ou mal a saúde?
Alguns estudo mostram que compostos da erva mate estimulam a atividade física e mental, facilitam a digestão, auxiliam na regeneração celular, promove a sensação de bem estar, auxilia na prevenção de gripes e resfriados, é diurético, auxilia na diminuição do colesterol e dos triglicerídeos, estimula a circulação. Os malefícios não estão diretamente ligados a erva que é a base do chimarrão, mas sim a temperatura em que ele é consumido. Se ingerido com água muito quente pode levar a lesões nas papilas gustativas levando a diminuição parcial da percepção do sabor. Além disso, estudos são desenvolvidos pra tentar relacionar as lesões causadas na cavidade oral ou no esôfago e sua possível relação com o câncer. Além disso, por ser estimulante, deve ser evitada por pessoas hipertensas, visto aumentar a pressão arterial. Tb deve ser utilizado com cuidado por pessoas anêmicas, pois pode interferir na absorção do ferro. Como todo estimulante não deve ser consumido em excesso e a uma temperatura em torno de 70ºC, não deixando a água ferver. Pode-se dizer que se consumido de forma adequada, é mais benéfico do que maléfico. ( fonte?  clique aqui! )






              Por:AlineMasera

0 comentários:

Postar um comentário

Falaê !